Assaltos a bancos e clientes de instituições financeiras, seqüestros de bancários e familiares e transporte inadequado de valores são preocupações constantes do Sindicato dos Bancários, que exige das instituições a instalação de dispositivos de segurança nas agências, tais como portas-giratórias com detectores de metais, sistemas internos de vídeo, biombos para atendimento individualizado nos caixas e reforço da segurança privada.
Em diversas campanhas, mostramos à sociedade que as instituições financeiras têm sido omissas e cobramos dos órgãos competentes, do Poder Legislativo e do Ministério Público soluções para esses problemas.
Conseguimos a criação de leis que obrigam a proteção das agências com portas-giratórias com detectores de metal, medida que se mostrou eficaz para reduzir os índices de assaltos.
Também há a obrigatoriedade dos bancos manterem biombos para atendimento nos caixas de forma individualizada e impedir a visualização por marginais sobre as operações de saques de dinheiro.
Numa outra linha de atuação, o Sindicato cobra sistematicamente dos responsáveis pela segurança pública e dos bancos a adoção de estratégias específicas para coibir a ação de criminosos que se especializaram no seqüestro de bancários e de seus familiares, principalmente em cidades do interior do Estado.