Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

CAMPANHA SALARIAL 2024/26: Bancários discutem pauta de reivindicações com bancos

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
03/07/2024 - 15:05
whatsapp-image-2024-07-02-at-16-119151615.jpeg

    O presidente do Sindicato dos Bancários de Goiás, Sergio Costa,  participou nesta terça-feira, 02, da mesa de negociação com representantes da Federação Nacional dos Bancos (FENABAN), em São Paulo. Foram debatidas cláusulas presentes da pauta de reivindicação da categoria bancária. Entre os principais pontos destacamos as cláusulas ligadas ao teletrabalho e a semana de 4 dias, consequentemente com a redução da jornada diária de trabalho. Houve ainda uma discussão importante sobre a lotação dos empregados em determinada plataforma, embora o trabalhador bancário ou bancária continue trabalhando numa base territorial pertencente a um sindicato onde efetivamente aquele trabalhador desempenhe seu papel. Essa distância da base, priva o bancário de usufruir equipamentos ligados ao Sindicato, como a sede social e o clube.
    Cláusulas sociais, de saúde e segurança dos trabalhadores bancários também foram tratadas nesta rodada de negociações . Pontos sensíveis foram levantados e os tópicos voltarão a serem tratados em nova reunião porque demandam entendimentos de novos debates.  O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Crédito (CONTEC), Lourenço Prado, apontou,  durante a reunião, a importância de melhorias nas pautas que tratam da qualidade de vida dos trabalhadores.
    Durante o debate sobre o teletrabalho e o relacionamento entre a base de trabalhadores e os sindicatos, a comissão ponderou sobre o aspecto da semana de quatro dias úteis de trabalho. Tendência que é seguida mundialmente. As partes concluíram que o tema é de difícil análise e precisa ser aprofundado no Brasil. Os bancários, porém, não poderiam ficar de fora do debate.
    “Nesta rodada de negociações conseguimos avançar, de forma razoável, o tema teletrabalho. Outros pontos também foram discutidos mas sem tantos avanços, teremos que retomar estas discussões e aprofundar mais nestes assuntos. O que nós esperamos é que as negociações sejam produtivas para que assim possamos construir um Acordo  que tenha de fato ganhos necessários e justos, além da manutenção de pautas importantes.” Disse o presidente do SEEB-GO, Sergio Costa.

A próxima reunião acontecerá no dia 11 de julho de 2024, às 14h, na sede da FENABAN em São Paulo (SP). 


CLIQUE AQUI e veja o informativo em pdf

Tópicos:
visualizações