Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

CAMPANHA SALARIAL 2024/26: Reunião de negociação com a Caixa Econômica Federal

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
04/07/2024 - 11:27
166581694166868b095ab4d-21614411.jpg

       Na última terça-feira, 02, começaram as negociações específicas com a Caixa Econômica Federal relativas a Campanha Salarial 2024, buscando a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho. O Sindicato dos Bancários de Goiás esta presente na mesa de negociações através do Diretor, Willian Louzada, Coordenador da mesa de negociação.
      A Caixa começou a reunião apresentando um relatório resumido de balanço, com indicativos de lucro, gasto de pessoal, e comparativo desses números com outros grandes bancos. A Comissão de Negociação  repudiou tal apresentação, tendo em vista tratar-se de números antigos, numa manifesta intimidação aos avanços colocados na pauta de reivindicação da categoria bancária, desconhecendo o papel diferenciado da Caixa no atendimento a sociedade brasileira, como banco público que tem como missão principal a execução de políticas públicas voltadas a população mais humilde.
    “Os empregados da Caixa têm superado todos os desafios colocados pela direção da empresa, mesmo com sistemas e equipamentos de TI completamente ultrapassados, condições de trabalho deficitárias, e ainda um crônico  déficit de pessoal, e por tudo isso merece valorização’’ afirmou Willian Louzada. Os negociadores também cobraram fim das funções por minuto e correção de discrepâncias nas remunerações de funções que exercem tarefa semelhante.
    Outro ponto muito debatido nesta Campanha Salarial é mais contratação. Dados de um levantamento realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), com base nos balanços do banco, mostram que do final de 2014, quando o banco possuía 101.484 empregados, até o encerramento do primeiro trimestre de 2024, quando o quadro de pessoal chegou aos 86.794 empregados, houve uma queda 14.690 postos de trabalho, redução de 14,5%. Neste mesmo período, o número total de contas bancárias na Caixa rumou em sentido inverso. Saltou de 84,9 milhões para 233,3 milhões, crescimento de quase 175%.
Calendário de negociações
    Ao final a Caixa apresentou uma proposta de calendário para as negociações. Pela proposta as reuniões serão realizadas no dia seguinte ao das reuniões com a Federação Nacional dos Bancos (FENABAN) para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria bancária.
Próximas mesas de negociação
12 de julho
19 de julho
26 de julho
7 de agosto
14 de agosto
21 de agosto
28 de agosto


CLIQUE AQUI e veja o informativo em pdf

Tópicos:
visualizações